Press "Enter" to skip to content

Biden assume o cargo de presidente dos EUA

Joseph R. Biden, Jr., foi empossado como 46º presidente dos Estados Unidos na quarta-feira, exortando um país profundamente dividido a se unir em um momento perigoso da história americana, enquanto se move rapidamente para começar a implementar sua agenda.

“Este é o dia da América. Este é o dia da democracia”, disse Biden em seu discurso de posse. “Hoje celebramos o triunfo não de um candidato, mas de uma causa. A causa da democracia. O povo, a vontade do povo foram ouvidos e a vontade do povo foi atendida.”

Observando que ele estava sendo empossado nos degraus do Capitólio apenas duas semanas depois de ter sido assaltado por uma “turba turbulenta”, Biden disse que o país foi lembrado de que “a democracia é preciosa, a democracia é frágil e, neste momento, meus amigos , a democracia prevaleceu. “

Poucas horas após seu discurso, o novo presidente agiu para visar algumas das iniciativas mais polêmicas do ex-presidente Donald Trump e reforçar a resposta do governo federal à pandemia do coronavírus. Sentado atrás do Resolute Desk no Salão Oval, usando uma máscara, o Sr. Biden assinou uma pilha de ordens executivas e ações sobre imigração, mudança climática, COVID-19, igualdade racial e muito mais.

Entre suas primeiras ações estavam ordens para ordenar o uso de máscaras em todas as propriedades federais, voltar a aderir ao acordo climático de Paris e aumentar o apoio federal às comunidades carentes.

“Acho que algumas das coisas que faremos serão ousadas e vitais, e não há tempo para começar como hoje”, disse ele a repórteres.

Após a onda de ações executivas, a nova secretária de imprensa da Casa Branca, Jen Psaki, realizou sua primeira coletiva de imprensa. “Tenho profundo respeito pelo papel de uma imprensa livre e independente em nossa democracia e pelo papel que todos vocês desempenham”, disse ela a repórteres.

Biden assume o comando em um momento de tremenda turbulência e divisão, alimentado tanto por seu antecessor quanto pela pandemia de coronavírus que ceifou a vida de mais de 400.000 americanos.

Momento do Juramento: Joe Biden ao lado de sua esposa, Jill Biden, com a uma das mãos sobre a Bíblia que está em sua família há mais de 100 anos.

A cerimônia de inauguração no início do dia foi diferente de qualquer outra que o país já viu, com um novo presidente falando em um National Mall vazio, enquanto milhares de soldados da Guarda Nacional vigiavam o centro de Washington. O shopping estava cheio de milhares de pequenas bandeiras representando americanos que de outra forma poderiam estar presentes, não fosse pela pandemia.

Em vez de bailes inaugurais, Biden e a vice-presidente Kamala Harris optaram por um especial televisionado de 90 minutos chamado “Celebrando a América”, onde ambos falaram. Os ex-presidentes Barack Obama, George W. Bush e Bill Clinton também compareceram. O especial foi ao vivo em todas as redes de transmissão, apresentado por Tom Hanks e contou com apresentações de Bruce Springsteen, Jon Bon Jovi, John Legend e mais. Katy Perry encerrou a noite com “Firework” antes de uma exibição de fogos de artifício que Biden e a primeira-dama Jill Biden assistiram da Casa Branca e Harris e seu marido Doug Emhoff assistiram do National Mall.

Pouco antes do meio-dia, quando se tornou oficialmente presidente, Biden fez o juramento de posse, administrado pelo presidente da Suprema Corte, John Roberts. Minutos antes, Harris foi empossado, fazendo história como a primeira mulher e pessoa de cor a se tornar a segunda na linha de sucessão à presidência.

Após o juramento, Biden e Harris participaram de versões modificadas da era pandêmica dos deveres cerimoniais que tradicionalmente cercam a posse de um novo presidente, aceitando presentes de líderes congressistas e colocando uma coroa de flores na Tumba do Soldado Desconhecido antes participando de um curto desfile para a Casa Branca diante de uma multidão modesta usando máscaras.

Membros do Congresso, juízes da Suprema Corte e o vice-presidente cessante Mike Pence estiveram presentes para testemunhar a posse de Biden, com assentos espaçados para evitar a propagação do vírus. Três ex-presidentes – Barack Obama, George W. Bush e Bill Clinton – também estiveram presentes.

Três ex-presidentes sobre a transferência pacífica do poder

Três ex-presidentes se reuniram para divulgar uma mensagem que se opôs diretamente às afirmações enganosas do mais recente comandante-em-chefe: Em um vídeo casual, os ex-presidentes Barack Obama, George W. Bush e Bill Clinton discutiram a transferência pacífica de poder que aconteceu na quarta-feira e enfatizou a necessidade dos americanos respeitarem a presidência de Biden, mesmo que discordem dele.

Os ex-presidentes Bill Clinton, George W. Bush e Barack Obama discutiram a transferência pacífica do poder. Comitê Inaugural Biden via Getty Images

O Sr. Trump, no entanto, não estava lá, tendo deixado Washington na manhã de quarta-feira. Em vez disso, Trump se dirigiu a seus apoiadores antes de embarcar no Força Aérea Um pela última vez como presidente para voar para a Flórida. Ele é o primeiro presidente cessante em mais de 150 anos a não comparecer à posse de seu sucessor.