Press "Enter" to skip to content

Justiça determina que Fundação Palmares apague textos contra Zumbi dos Palmares

Artigos devem ser retirados dos canais de comunicação da instituição sob pena de multa diária no valor de R$ 1 mil

A Justiça determinou nesta sexta-feira (29) que a Fundação Palmares deve apagar imediatamente de seus canais de comunicação dois textos que foram publicados contra Zumbi dos Palmares. A decisão foi divulgada pela colunista Mônica Bergamo, do jornal Folha de S.Paulo.

A juíza Maria Cândida Carvalho Monteiro de Almeida, da 9ª Vara Federal Cível da SJDF​, determinou que os artigos “Zumbi e a Consciência Negra – Existem de Verdade?”, de Luiz Gustavo dos Santos Chrispino, e “A Narrativa Mística de Zumbi dos Palmares”, de Mayalu Felix, devem ser retirados, sob pena de multa diária no valor de R$ 1 mil.

A juíza deferiu pedido de liminar apresentador pelas deputadas federais Benedita da Silva (PT-RJ) e Áurea Carolina (PSOL-MG), e deputados Bira do Pindaré (PSB-MA) e Túlio Gadêlha (PDT-PE).

“Concluo, com base nessas considerações, que a permanência dos artigos questionados no sítio institucional da Fundação Cultural Palmares ameaça o patrimônio histórico-cultural brasileiro e viola o direito à identidade, ação e memória da comunidade negra e a sua garantia a condições adequadas para a preservação, expressão e desenvolvimento de sua identidade”, diz a decisão.

Política - Sérgio Camargo volta à Fundação Palmares com futuro incerto
Sérgio Camargo, presidente da Fundaçao Palmares ao lado do Presidente Jair Bolsonaro

A Fundação Palmares, subordinada ao governo federal, é presidida por Sérgio Camargo, efusivo aliado do presidente Jair Bolsonaro e um negacionista do racismo e da luta por um tratamento digno e igualitário entre raças. Camargo é crítico constante de Zumbi dos Palmares e adepto de um revisionismo histórico alinhado com seu viés ideológico.