Pressione "Enter" pra pular este conteúdo

Agência dos EUA aprova resolução para multa de US$ 5 bi ao Facebook sobre questões de privacidade

Facebook será multado em US $ 5 bilhões por lapsos de privacidade, dizem relatórios

A Comissão Federal de Comércio dos EUA (FTC) aprovou um acordo de US $ 5 bilhões com o Facebook nesta semana sobre sua investigação sobre o manuseio de dados de usuários pela empresa de mídia social, disse uma fonte familiarizada com a situação na sexta-feira.

A FTC tem investigado alegações de que o Facebook compartilhou de forma inadequada informações pertencentes a 87 milhões de usuários da agora extinta consultoria britânica Cambridge Analytica. A investigação focalizou se o compartilhamento de dados e outras disputas violaram um acordo de consentimento de 2011 entre o Facebook e o regulador.

As ações do Facebook subiram depois que a notícia foi divulgada pelo Wall Street Journal na sexta-feira e fecharam em alta de 1,8%. O Facebook anunciou no início do ano que reservou US $ 3 bilhões para pagar pelo que disse ser uma multa de US $ 5 bilhões.

O acordo seria a maior penalidade civil já paga à agência.

Embora o acordo resolva uma grande dor de cabeça regulatória para o Facebook, a firma do Vale do Silício ainda enfrenta mais sondagens antitruste em potencial à medida que a FTC e o Departamento de Justiça realizam uma ampla revisão da concorrência entre as maiores empresas de tecnologia dos EUA. Ele também está enfrentando críticas públicas do presidente Donald Trump e outros sobre sua criptografia planejada Libra sobre preocupações com privacidade e lavagem de dinheiro.

Os erros da Cambridge Analytica, bem como a raiva pelo discurso de ódio e desinformação em sua plataforma, também levaram pedidos de pessoas desde a candidata presidencial Elizabeth Warren a um co-fundador do Facebook, Chris Hughes, para o governo forçar o gigante da mídia social. para vender o Instagram, que comprou em 2012, e o WhatsApp, comprado em 2014.

Mas o core business da empresa se mostrou resiliente, já que o Facebook ultrapassou as estimativas de lucros nos últimos dois trimestres.

Embora os detalhes do acordo sejam desconhecidos, em uma carta à FTC no início deste ano, os senadores Richard Blumenthal, um democrata, e Josh Hawley, um republicano, disseram à agência que mesmo uma multa civil de US $ 5 bilhões era muito pequena e que altos funcionários, potencialmente incluindo o fundador Mark Zuckerberg, deve ser responsabilizado pessoalmente.

O acordo ainda precisa ser finalizado pela Divisão Civil do Departamento de Justiça e um anúncio final pode ser feito já na próxima semana, disse a fonte.

A FTC deve incluir outras restrições do governo sobre como o Facebook trata a privacidade do usuário, informou o WSJ.

Uma fonte bem informada sobre as negociações do acordo disse à Reuters em maio que qualquer acordo o colocaria sob 20 anos de supervisão.
 

Seja o Primeiro a Comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

MM