Press "Enter" to skip to content

Mesmo derrotado, Haddad venceu na maioria das cidades do país

No segundo turno das eleições presidenciais deste ano, o presidente eleito Jair Bolsonaro (PSL) venceu em 2.760 cidades no país. O número, no entanto, foi menor que o do segundo colocado, o candidato Fernando Haddad (PT), que venceu em 2.810 municípos.

Proporcionalmente, a cidade que mais votou no capitão da reserva foi Nova Pádua (RS), onde Bolsonaro venceu com 92,96% dos votos, segundo dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Já Haddad teve sua votação mais expressiva em Guaribas (PI) onde registrou 97,99% dos votos válidos. O petista venceu em todos os estados do Nordeste – no Piauí, teve seu melhor desempenho, com mais de 1,4 milhão de votos, 77,05% dos votos válidos. Já Bolsonaro foi 1º colocado em toda a região Sul e também no Sudeste e Centro-Oeste.

A cidade de Guariba que ficou conhecida por ter sido 'projeto-piloto' de implementação do programa Fome Zero, do governo do ex-presidente Lula (PT) em 2003, também deu votação expressiva a Haddad no primeiro turno. Foram 2.785 votos, ou 93,24% dos sufrágios. Na cidade, Bolsonaro teve 58 votos no primeiro turno e 59 no segundo.

Em termos numéricos, no entanto, ambos tiveram suas melhores votações na mesma cidade. Em São Paulo, maior colégio eleitoral do país, Jair Bolsonaro teve pouco mais de 3,6 milhões de votos, e Haddad computou 2,42 milhões também na capital paulista.

Últimas eleições

No segundo turno de 2014, que confirmou a reeleição da ex-presidente Dilma Rousseff (PT), o Partido dos Trabalhadores havia vencido em 3.527 municípios. Seu rival, o candidato Aécio Neves (PSDB), conquistou maioria em 2.043 cidades do país. Em uma comparação com a eleição de 2018, o PT teve uma queda de 20,3% no número de cidades em que obteve a maioria dos votos.