Press "Enter" to skip to content

Alerj aprova rastreamento eletrônico para monitorar presos do estado do Rio

Será enviada pata a sanção do governador Sérgio Cabral o projeto de lei 1.017/07, que determina que os detentos em regime aberto ou semi-aberto no Estado passem a ter suas saídas monitoradas por equipamento de rastreamento eletrônico. A proposta, aprovada em segunda discussão, nesta terça-feira (11/08), pela Assembleia Legislativa do Rio, é da deputada Cidinha Campos (PDT), que citou, para ilustrar sua idéia, um levantamento que mostra que, de 1º de janeiro a 25 de outubro de 2007, 654 prisioneiros em regime semi-aberto fugiram no estado.

“No regime aberto, o número é ainda mais alarmante: 12. 757. Alguma coisa precisa ser feita para reduzir esta incidência”, afirmou a pedetista, alegando que muitos detentos aprovam a regra. “Muitos são acusados de reincidirem nos crimes sem que tenham estado no local em que ele aconteceu! Estes equipamentos também os protegerá”, salienta, lembrando que medida semelhante já está sendo posta em prática em São Paulo.

O texto, que terá que ser regulamentado pelo governador, diz que o rastreamento poderá ser feito por meio de bracelete, tornozeleira ou chip subcutâneo.

O governador terá 15 dias úteis para sancionar ou vetar a proposta, que recebeu os votos contrários dos deputados Marcelo Freixo (PSol) e Gilberto Palmares (PT).