Press "Enter" to skip to content

American Airlines é condenada a indenizar passageiro que viajou em classe inferior à contratada

O juiz João Marcos de Castello Branco Fantinato, da 34ª Vara Cível do Rio, condenou a American Airlines a pagar indenização de R$ 6 mil por danos morais a Norberto de Franco Medeiros.

Em julho de 2007, Norberto voltava de Trinidad e Tobago via Miami, tendo pousado às 19h nesta cidade para embarcar na conexão para o Rio de Janeiro, prevista para 20h45m. Mas, devido à demora nos serviços de aeroporto, perdeu a conexão Miami-Rio. O passageiro que pagou por um vôo de volta na classe executiva foi obrigado a embarcar, às 22h25, na bem menos confortável classe econômica, já que sua mala havia sido despachada para o Brasil.

Para não permanecer mais um dia em país estrangeiro e depois de muita discussão, Norberto aceitou a remarcação para a classe econômica, acreditando que receberia o reembolso pela diferença da tarifa, o que de fato não ocorreu.

“A companhia aérea é responsável por atrasos decorrentes dos serviços de aeroporto, na medida em que tal risco é inerente à atividade”, afirmou o juiz na sentença. A American Airlines também foi condenada a pagar a diferença das passagens.