Press "Enter" to skip to content

Veja o que muda para os brasileiros

O acordo ortográfico, que unifica a forma como é escrito o português nos países que falam a língua, aprovado hoje (16) pelo Parlamento de Portugal, vai modificar 0,43% do dicionário brasileiro. Os portugueses, que levaram 16 anos para ratificar a proposta e não tinham aderido à reforma ortográfica de 1971, terão que alterar 1,42%.

Na avaliação do professor Godofredo de Oliveira Neto, presidente do Conselho Diretor do Instituto Internacional da Língua Portuguesa (IILP) e da Comissão de Definição da Política de Ensino, Aprendizagem, Pesquisa e Promoção da Língua Portuguesa (Colip), ligada ao Ministério da Educação, as principais mudanças para os brasileiros serão a extinção do trema e mudanças no uso do hífen e de acentos diferenciais.

Confiraas alterações que o novo acordo trará para oportuguês escrito no Brasil:

AlfabetoPassará a ter 26 letras, aoincorporar “k”, “w” e “y”
TremaDeixará de existir, sópermanecerá em nomes próprios, como Hübner ou Müller
Acento agudoDesaparecerá nos ditongosabertos “ei” e “oi” em palavras como “idéia” ejibóia” e nas palavras paroxítonas com “i” e “u”tônicos, quando precedidos de ditongo em palavras como “feiúra”
Acento circunflexoDesaparecerá em palavras comduplo “o”, como vôo e enjôo e na conjugaçãoverbal com duplo “e”, como vêem e lêem
Acento diferencialNão se usará maisacento para diferenciar “pára” (verbo) de “para”(preposição) ou “pêlo” (substantivo) de pélo(verbo) e pelo (preposição mais artigo)
HífenDesaparecerá em palavras emque o segundo elemento comece com “r” e “s”, como“anti-rábico” e “anti-semita”. A grafia passaráa ser “antirrábica” e “antissemita”. O hífenserá mantido quando o prefixo terminar em “r”, como em“inter-racial”