Press "Enter" to skip to content

Presidente do Senado espera votação até agosto

O presidente do Senado, Garibaldi Alves Filho (PMDB-RN), disse esperar que em seis meses a proposta de reforma tributária tenha a votação concluída no Congresso Nacional. “Tenho de ser otimista. Trabalho com a perspectiva de até o final de agosto [a proposta seja votada]”, disse.

O calendário é apertado devidos às eleições municipais em outubro e que, tradicionalmente, esvaziam o Congresso, já que muitos parlamentares estão em campanha nos seus estados. Garibaldi fez um apelo para que as eleições não prejudiquem a tramitação da reforma.

“O problema é mais de vontade política de que da eleição municipal. Se os congressistas tiverem vontade de fazer uma reforma, a eleição não vai atrapalhar”, disse.

O ministro da Fazenda, Guido Mantega, entregou hoje (27) aos presidentes do Senado, Garibaldi Alves Filho, e da Câmara, Arlindo Chinaglia (PT-SP), a proposta do governo para a reforma tributária.

A matéria começa a tramitação pela Câmara e depois segue para o Senado. Por ser uma proposta de emenda à Constituição, precisa passar por dois turnos de votação nas duas Casas, com aprovação mínima de três quintos dos parlamentares.