Press "Enter" to skip to content

OAB-PA divulga aprovação de 31,93% em Exame de Ordem

A Seccional da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) do Pará obteve o maior percentual de aprovação no Exame de Ordem desde 2002, nas provas da primeira e segunda fases, realizadas em abril e maio deste ano: de 31,93%. Diante disso, a OAB-PA habilita 295 novos advogados a ingressar no mercado de trabalho. Desses, 242 candidatos de Belém; 21 do município de Marabá, na região sudeste, e 32 de Santarém, cidade do oeste paraense.

O presidente da Comissão Regimental de Estágio e Exame de Ordem, o advogado Edílson Dantas, acredita que o índice aumentou em relação aos percentuais dos últimos cinco anos em razão da maior conscientização dos bacharéis em estudar o conteúdo e se preparar não apenas para a prova do Exame de Ordem, mas para a carreira. Na última prova, realizada em agosto de 2006, a Ordem havia registrado cerca de 20% de aprovação entre os candidatos habilitados ao certame.

A presidente da OAB-PA, Angela Sales, ressaltou que a entidade contribui com a formação do profissional que chega ao mercado de trabalho na medida em que propõe, a cada um dos inscritos, o desafio de estudar e conhecer o Direito, desenvolvendo o “espírito crítico” para o bom desempenho das funções de juiz, defensor, promotor e advogado.

A Universidade Federal do Pará (UFPA) ainda é a que mais aprova. No Exame de Ordem de abril e maio, 46,46% dos candidatos egressos da instituição obtiveram aprovação. O segundo melhor desempenho foi registrado pelo Centro de Ensino Superior do Pará (Cesupa), com 34,38% de aprovados; a UFPA de Santarém alcançou o índice de 33, 33%; e a Universidade da Amazônia (Unama), 30,94%. O próximo Exame de Ordem será realizado em agosto. A expectativa é de que para esta avaliação o conteúdo já esteja unificado em todo o país.