Press "Enter" to skip to content

PF analisa duas toneladas de material da Operação Furacão

A Polícia Federal suspende hoje (15), no início da tarde, os trabalhos de tomada de depoimentos dos 25 presos pela Operação Furacão (Hurricane, em inglês), na última sexta-feira (13), acusados de crimes como corrupção e envolvimento com jogos ilegais. As três equipes que tomam os depoimentos (dez pessoas no total) serão deslocadas para analisar as duas toneladas de material apreendido durante a operação.

Segundo a assessoria da Superintendência da Polícia Federal, a quantidade de documentos, computadores e jóias surpreendeu os investigadores. Para transportar o material a Brasília, serão necessárias duas viagens do avião Learjet da PF. O primeiro vôo saiu do Rio ao meio-dia e deve chegar à capital por volta das 13h30 trazendo 1.100 quilos. Em seguida, o avião volta ao Rio para transportar o restante dos documentos.

Segundo a assessoria da PF, a análise do material começa ainda hoje e pode trazer informações que deverão ajudar no interrogatório dos 25 presos, cujos depoimentos devem ser colhidos até terça-feira (17). Os depoimentos serão retomados amanhã (16) às 8h.

Dezessete pessoas já foram ouvidas e a maioria se recusa a falar. “Não sabem do que estão sendo acusados”, disse o advogado Raul Ornellas, que defende os delegados da PF Susie Pinheiro Dias de Mattos e Luiz Paulo Dias de Mattos (aposentado) presos na operação.

Os documentos serão analisados e as jóias e relógios apreendidos passarão por perícia para avaliação. Os R$ 10 milhões em dinheiro e os R$ 5 milhões em cheques estão depositados em juízo na Caixa Econômica federal (CEF) no Rio.

Os advogados reclamam que não estão tendo privacidade com seus clientes e que estariam sendo filmados. Essa informação é negada pela PF. Quanto às acusações que pesam sobre os presos, os advogados afirmam que ainda não sabem do que eles estão sendo acusados e que já deram entrada em requerimentos no Supremo Tribunal Federal (STF) para ter acesso aos autos, o que deve ocorrer amanhã.