Press "Enter" to skip to content

No Brasil, há uma delegacia da mulher para cada grupo de 14 cidades

Dados da Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres mostram que no país existem 386 delegacias especializadas de Atendimento às Mulheres. Como o Brasil tem 5.562 municípios, isso significa que, em média, há uma delegacia para cada grupo de 14 municípios.

“Estamos empenhadas em ampliar justamente essa rede de serviços de atendimento às mulheres em situação de violência, que inclui as delegacias”, disse hoje (8) a ministra Nilcéia Freire em entrevista à Agência Brasil.

Segundo ela, as delegacias são responsabilidade dos governos estaduais. “O que temos feito é estimular a criação das delegacias, oferecendo parcerias aos governos estaduais para essa política. Mas temos visto agora, por parte de alguns dos novos governadores, o compromisso de ampliar o número de delegacias nos estados”, afirmou.

A página da Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres na internet traz a relação de serviços de atendimento específicos para as mulheres em cada unidade da Federação, com o endereço e telefone de delegacias, postos de atendimento, conselhos de direitos das mulheres, casas-abrigo, entre outros.