Press "Enter" to skip to content

Brasil negocia com cinco países acordos para garantir aposentadoria a quem mora no exterior

O governo federal negocia atualmente com cinco países acordos que permitam o aproveitamento dos anos trabalhados no exterior para os cálculos no processo de aposentadoria. Estimativas do Ministério das Relações Exteriores indicam que cerca de 2 milhões de brasileiros moram fora do país.

De acordo com o diretor do Departamento de Regime Geral de Previdência Social do Ministério da Previdência, João Donadon, a Holanda é o país onde as negociações estão mais avançadas.O acordo está sob avaliação dos parlamentos brasileiro e holandês. Na Alemanha, Estados Unidos, México e Japão, as negociações apenas começaram.

Dez países já possuem acordos de direitos previdenciários firmados com o Brasil: Argentina, Cabo Verde, Chile, Espanha, Grécia, Itália, Luxemburgo, Paraguai, Portugal e Uruguai. “Para o trabalhador, é a certeza de que ele não perde a continuidade no tempo de filiação aos sistemas previdenciários”, afirma Donadon.

Segundo ele, o acordo prevê que a aposentadoria seja paga pelos dois países, de acordo com o tempo contribuído pelo trabalhador em cada local.