Press "Enter" to skip to content

Três praias de Florianópolis recebem certificação internacional

O Ministério Público Federal em Santa Catarina participou, em novembro, da cerimônia de entrega das certidões que habilitam três praias de Florianópolis a ingressarem no processo seletivo da Bandeira Azul. O selo é uma espécie de ISO de qualidade socioambiental das praias. Atualmente, 36 países participam do programa, com mais de 3,2 mil praias autorizadas a hastearem a Bandeira Azul.

De acordo com o MPF, a certificação é um passo importante para desmitificar a proteção ao ecossistema costeiro como uma medida contrária ao desenvolvimento do setor turístico ou empresarial. Para receber a certificação internacional as praias devem monitorar a qualidade das águas, criar um plano de ordenamento da orla, instalar sanitários, ter estrutura para lixo reciclável, entre outros.

A partir de agora, Praia Mole, Jurerê Internacional e Santinho terão até 2008 para se enquadrarem aos 29 critérios estabelecidos pela Foundation for Environmental Education (FEE), que iniciou o programa em 1985.

Aqui no Brasil, o representante do Blue Flag é o Instituto Ambiental Ratones (IAR). O IAR foi parceiro do MPF na organização do Seminário Cidades Costeiras, que aconteceu em Florianópolis no ano de 2004. Foi neste evento que, pela primeira vez, a certificação das praias entrou em pauta.