Press "Enter" to skip to content

Juiz autoriza leilão de obras de arte da Varig

O juiz Luiz Roberto Ayoub, da 1ª Vara Empresarial do Rio, responsável pelo processo de recuperação judicial da Varig, autorizou hoje (dia 30 de novembro) a publicação de edital para a venda das obras de arte do acervo da companhia aérea. A decisão foi tomada após o juiz ouvir manifestação favorável do administrador judicial (Delloite) sobre a venda. Como o edital tem que ser publicado com antecedência mínima de 15 dias, espera-se que o leilão ocorra até o Natal.

A venda de quadros e esculturas, adquiridos na época áurea da companhia servirá para fazer caixa para cumprir o plano de recuperação judicial. O carro-chefe do leilão é a tela em óleo “Baianas” de Di Cavalcanti avaliada em R$ 1,1 milhão. Também irão à venda obras de Carlos Scliar, Tomie Ohtake, Rubens Gerchman, Juarez Machado As obras estavam expostas em salas VIP de aeroportos e nas lojas espalhadas pelo Brasil e no exterior.

Ao opinar pela necessidade do leilão, a Delloite informa ter se certificado da idoneidade das instituições consultadas pelo gestor judicial para a organização e gerenciamento do leilão. A empresa escolhida para esse fim, a Bolsa de Arte do Rio de Janeiro, está no mercado há mais de 30 anos.