Press "Enter" to skip to content

Pacote de medidas tributárias será

Ficará para a próxima legislatura, que começa em fevereiro de 2007, a responsabilidade de votar o pacote de desonerações tributárias que pretende estimular os investimentos privados, e que está sendo preparado pelos ministros da área econômica.A intenção do pacote é “destravar” a economia do país, cujas medidas serão adotadas ainda no primeiro semestre do próximo ano. Foi o que garantiu, hoje (30), o ministro do Planejamento, Orçamento e Gestão, Paulo Bernardo, em entrevista à Agência Brasil.

“Temos determinação do presidente para levar até ele as medidas, e defini-las ainda este ano. Isto não quer dizer que elas (medidas) vão ser adotadas imediatamente, porque tem coisas que podemos fazer com decreto e outras decididas internamente dentro do governo. Mas outras dependem de legislação, e essas serão enviadas ao Congresso somente no início do próximo ano”, disse o ministro.

Segundo Paulo Bernardo, o Congresso Nacional está atualmente sobrecarregado, após “o período praticamente de recesso por conta das eleições”, e vem se ocupando de projetos que precisam ser aprovados ainda em 2006. “Então, mandar mais uma bateria de projetos agora seria pouco produtivo. Vamos mandar (o pacote) no início de fevereiro, e implantá-lo no primeiro semestre do ano que vem”, concluiu.

O ministro, no entanto, não adiantou quais medidas estão sendo estudadas para estimular a economia brasileira. Paulo Bernardo participou, na manhã desta quinta-feira, em entrevista às emissoras da Radiobrás.