Press "Enter" to skip to content

Psicanalista adverte tratamento para violência doméstica envolve agressor e agredido

Machismo, medo, insegurança e dependência. Esses são sentimentos que estão intimamente ligados à questão da violência doméstica contra a mulher. O assunto foi tratado pelo psicanalista Luiz Alberto Pinheiro de Freitas, que proferiu palestra na Jornada de Trabalho sobre a Lei Maria da Penha, que se realiza hoje (27/11) durante todo o dia na sede do STF, em Brasília.

Luiz Alberto explicou a corrente de violência e dependência que une muitos homens e mulheres. “A violência não acontece por acaso. Quando o homem (ser humano) é sujeito da ação não há acaso”, explicou, lembrando que o tratamento precisa ser feito tanto com o homem quando com a mulher quando existe essa interdependência doentia entre os dois.

Além disso, analisou ele, o machismo, o ciúme e a possessividade também podem ser desencadeadores de violência. “Muitos homens acreditam que podem “punir” suas mulheres se percebem que elas não estão em seu poder. Por outro lado, acham perfeitamente normal terem casos extraconjugais”, afirmou. É possível acompanhar a Jornada ao vivo, pela internet, pela página da AMB na internet (www.amb.com.br).