Press "Enter" to skip to content

Movimento pela Conciliação recebe apoio de entidades públicas e privadas

O Movimento pela Conciliação, iniciativa do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), vem ganhando o apoio de instituições públicas e privadas. Em reunião realizada na última terça-feira (14/11), representantes de várias entidades se encontraram com os coordenadores do Movimento Marco Aurélio Buzzi e Mariella Nogueira para definir a participação desses órgãos no Movimento e no Dia Nacional da Conciliação, que se realiza em 8 de dezembro.

Durante o encontro, os coordenadores puderam perceber que a resposta das instituições é altamente positiva. A Associação Nacional das Universidades Particulares (Anup) se comprometeu a agendar reunião com representantes do Ministério da Educação (MEC) para propor a inclusão nas grades curriculares dos cursos de Direito uma disciplina sobre métodos alternativos de prevenção de litígios.

A Federação Nacional das Empresas de Seguros Privados e de Capitalização (Fenaseg) afirmou que fará levantamento de ações que existem no Judiciário envolvendo o seguro para Danos Pessoais Causados por Veículos Automotores de Via Terrestre – DPVAT (o seguro obrigatório). Além disso, a entidade se comprometeu a pedir um maior envolvimento das seguradoras brasileiras no sentido de tentar diminuir as demandas sobre seguros no Judiciário.

Outra entidade que mostrou total adesão ao Movimento pela Conciliação foi a Federação Brasileira de Bancos (Febraban). Durante a reunião com os coordenadores, o representante da instituição se comprometeu a fazer um levantamento estatístico sobre os processos do Judiciário que envolvem instituições bancárias. A ação, aliás, já teve início e deve ficar pronta dentro de 90 dias, segundo a Febraban.

Além dessas instituições, também estão envolvidas com o Dia Nacional da Conciliação a Confederação Nacional de Transportes (CNT), a Associação Brasileira de Infra-estrutura e Indústrias de Base (Abdib), a Confederação Nacional das Instituições Financeira (CNF) e a Confederação das Associações Comerciais do Brasil (CACCB). Todas essas entidades se mostraram bastante dispostas não só a participar do Dia Nacional da Conciliação com também adotar uma postura de prevenção de litígios, cada uma em seu segmento.

Segundo a juíza Mariella Nogueira, a reunião com as entidades públicas e privadas gerou um resultado além do esperado. “Tivemos cerca de 200 participantes na reunião. Recebemos várias propostas de parceria e o apoio de muitas instituições extremamente importantes para o país”, disse. “Desta maneira, toda a sociedade só tem a ganhar”.