Press "Enter" to skip to content

Presidente da AMB lança campanha contra voto nulo

O presidente da Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB), Rodrigo Collaço, participou nesta sexta-feira, dia 1º de setembro, de café da manhã com a imprensa no Hotel Meliá Brasília (DF), por ocasião do lançamento da campanha “Não anule seu protesto. Não anule seu voto”. O evento marcou também o lançamento da versão ampliada e revisada da cartilha Operação Eleições Limpas – A Luta dos Juízes pela Ética na Política. A iniciativa faz parte de amplo movimento conta a corrupção e pela ética na política, deflagrado pela AMB em agosto de 2005.

No encontro com os jornalistas, o presidente da AMB destacou a crescente preocupação da entidade com a campanha pelo voto nulo, cuja popularidade vem sendo impulsionada pela internet. Collaço também apresentou à imprensa a cartilha para crianças da Operação Eleições Limpas. Segundo ele, o gibi foi produzido após vários pedidos de juízes que queriam trabalhar o tema eleição com o público infanto-juvenil.

Depois de sua exposição inicial, Collaço conversou informalmente com os jornalistas. Um tema bastante comentado pelos presentes foi a possibilidade de cancelamento da eleição caso os votos nulos ultrapassem 50%. O presidente da AMB explicou que somente a eleição majoritária — a que escolhe presidente da República, senador e governador — será cancelada nessa hipótese. A eleição proporcional, que define deputados, não será anulada. “O que vejo, viajando pelo Brasil, é que quase todos têm candidato a governador e presidente, e querem anular o voto proporcional. Eu sempre explico que isso não anulará a eleição e dará mais força a políticos que usam a máquina partidária de forma irregular para se eleger”, explicou.

Nota dez

Os jornalistas presentes ao evento elogiaram a iniciativa da AMB, bem como o diálogo com o presidente da entidade. Lívia Veiga, repórter da Rádio CBN em Brasília, comemorou tanto a abordagem do tema quanto o discurso do presidente da AMB. “Se tivesse de dar uma nota, seria dez”, afirmou.

Heraldo Pereira, repórter da TV Globo, também fez uma avaliação positiva do lançamento da campanha. “Considero que o essencial para diferenciar as pessoas é a informação. A AMB está de parabéns por fornecer ao eleitor informação, para que ele possa se manifestar de forma mais consciente.”

Ele destacou uma observação feita por Rodrigo Collaço durante o evento, reforçando o caráter preventivo que integra a escolha de um candidato. “Achei muito interessante quando ele disse que o eleitor pode se antecipar a tudo. De fato, os processos judiciais contra os deputados suspeitos de envolvimento em atividades irregulares demorarão a ser julgados. O eleitor pode ‘cassar’ esses deputados antes, não dando a eles a reeleição em outubro”.