Press "Enter" to skip to content

Disque-denúncia passa a atender em número de utilidade pública

A partir do dia 14 de maio, o Disque-Denúncia Nacional de Abuso e Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes passará a atender pelo número 100. O novo número, de apenas três dígitos, irá facilitar o acesso ao serviço, que funciona todos os dias da semana, inclusive nos feriados, de 8h às 22h. O Disque recebe denúncias e as encaminha às autoridades competentes, preservando o anonimato do autor da ligação.

De abrangência nacional e gratuito, o Disque é coordenado pela Secretaria Especial dos Direitos Humanos da Presidência da República (SEDH/PR) em parceria com o Ministério da Saúde, que disponibiliza a estrutura do Call Center (Centro de Tele-atendimento).

A Secretaria Nacional de Justiça, do Ministério da Justiça, mantém um acordo de cooperação que disponibiliza este sistema para também receber denúncias contra o tráfico de pessoas, crime muitas vezes ligado a roteiros de turismo sexual. Segundo levantamento do Escritório das Nações Unidas Contra Drogas e Crime (UNODC), o tráfico de mulheres e crianças movimenta, anualmente, entre US$ 7 bilhões e US$ 9 bilhões, perdendo em lucratividade apenas para o tráfico de drogas e o contrabando de armas.

Nas próximas semanas, a SEDH inicia campanha de divulgação da mudança do número do Disque, com a veiculação de cartazes, propagandas nas rádios e nas emissoras de televisão. Com o slogan “Por um Brasil sem violência sexual contra crianças e adolescentes, ligue 100”, a campanha chama toda a sociedade brasileira para a responsabilidade de proteger o público desta prática criminosa.