Press "Enter" to skip to content

CPF digitado errado gera indenização

Na hora da compra, ele descobre que seu nome estava inscrito nos órgãos de proteção ao crédito. Ao apurar os fatos, descobriu que a empresa responsável pelo protesto informou incorretamente o CPF do devedor, invertendo seus números, fato que coincidiu com os seus dados cadastrais, levando seu nome para a lista dos maus pagadores.

Esse erro rendeu a W. P. S. uma indenização de R$ 2 mil, em uma decisão do juiz Renato Luiz Faraco, do Juizado Especial das Relações de Consumo de Belo Horizonte. A empresa tentou eximir-se da responsabilidade, mas o juiz demonstrou que, de acordo com o art. 43, § 2º, do Código de Defesa do Consumidor, é obrigatória a comunicação ao consumidor quando seu nome for incluído no cadastro de proteção ao crédito.

O magistrado esclareceu que “ao consumidor é imposto o dever de comprovar a indevida inscrição e permanência do seu nome nos cadastro de proteção ao crédito já que aludido apontamento, por si só, é capaz de gerar os danos morais noticiados”. Esta decisão poderá ser revista, caso haja recurso à Turma Recursal dos Juizados Especiais.