Press "Enter" to skip to content

FHC pede no Supremo explicações a Ciro Gomes

ex-presidente Fernando Henrique Cardoso ajuizou Petição (PET 3417) no Supremo em que requer a intimação do ministro da Integração Nacional, Ciro Gomes, para que dê explicações sobre supostas afirmações publicadas nos jornais Folha de São Paulo e O Globo. O ex-presidente se diz ofendido na reputação, na dignidade e no decoro.

Fernando Henrique afirma na ação que foi surpreendido com a inserção de seu nome em matérias publicadas nos dois jornais no último dia 2. Ciro Gomes teria afirmado que o ex-presidente, da maneira como governou o país, “não possui preocupação com a ética”. O ministro da Integração completou dizendo que “o atual governo é diverso do anterior, sendo nacional e ético, contra um governo entreguista e contemporizador com a ladroagem”.

Ainda a respeito do governo anterior, o ministro Ciro Gomes teria enumerado quatro casos em que “bilhões de reais em recursos públicos foram mal utilizados”: a extinção da Sudam e da Sudene (superintendências de desenvolvimento da Amazônia e do Nordeste); o socorro aos bancos Marka e Fontecindam; o caso da suposta compra de votos no Congresso para aprovação da emenda da reeleição, e a privatização do sistema Telebrás.

Fernando Henrique Cardoso faz, na ação, uma retrospectiva de sua vida pública e afirma que, diante de sua experiência, “denota-se que há muito dedicou sua vida profissional ao magistério e ao bem estar do Brasil”. Ao final, ele pede a confirmação e esclarecimentos quanto às declarações divulgadas na imprensa, “com a advertência de que, se não as der ou as oferecer de modo insatisfatório, responderá pelas ofensas proferidas”.