Press "Enter" to skip to content

Jus-Cibernética dá visão panorâmica do que vem sendo feito no Brasil em prol da Justiça virtual

O secretário Ney Natal, da Secretaria-Geral do Conselho de Justiça Federal, iniciou nesta manhã (29) os trabalhos do segundo dia de realização do seminário “Jus-Cibedrnética-Melhores Práticas”, com uma palestra sobre o papel do CJF como órgão central do universo da Justiça Federal. Hoje será um dia de intenso trabalho para os participantes do encontro estratégico, uma vez que serão apresentados nove projetos desenvolvidos por técnicos de Informação e Comunicações da Justiça Federal.

Ainda na parte da manhã estarão em exposição duas práticas de sucesso, agrupadas no âmbito de “Documentos Eletrônicos”, de autoria dos TRF da 1ª e da 4ª Regiões. A seguir, outras quatro, enquadradas na temática “Padronização de Processos e Atividades” (dos TRF da 4ª e da 2ª Regiões, do CJF e da Justiça Federal de Santa Catarina). De tarde, o espaço será dedicado às experiências com documentos eletrônicos desenvolvidos por Juizados Especiais Federais (dos TRF da 1ª, 3ª e 4ª).

Ontem, o público conheceu o que vem sendo feito na área de Integração de Redes e Dados, em dois projetos criados pelo Superior Tribunal de Justiça, e outros três pelos TRF da 3ª, 4ª e 5ª Regiões. Esse encontro estratégico está, sobretudo, servindo como uma grande confraternização entre as áreas de tecnologias da Justiça Federal, além de estar propiciando uma visão extremamente positiva do avanço que os setores em destaque estão trazendo à modernização dos serviços do Judiciário.

“Os trabalhos apresentados são bons, e o conjunto nos permite uma visão crítica do que já se faz no país para que a Justiça passe a ser mais ágil, como a sociedade espera que deva ser. Mas queremos ver o resultado prático do encontro. E tem que ser para já, de forma a levar os benefícios a toda a rede do Judiciário. Não há tempo a perder”, ressaltam os observadores da equipe do STJ, Auxiliadora Ramalho, coordenadora da Diretoria Judiciária, e André Chiaratto, coordenador de Comunicação Judicial.