Press "Enter" to skip to content

Nilmário diz que só direito ao trabalho resgatará cidadania

O secretário especial de Direitos Humanos, Nilmário Miranda, afirmou hoje de manhã, em discurso na abertura do Fórum Internacional sobre Direitos Humanos e Direitos Sociais, na sede do TST, que “o verdadeiro resgate da cidadania é o direito ao trabalho”. “Nós não queremos que as pessoas recebam ‘bolsa-família’ pelo resto da vida, queremos que os brasileiros tenham direito ao trabalho e tudo que decorre dele”, declarou. Nilmário Miranda representa o presidente Luiz Inácio Lula da Silva no Fórum.

O ministro saudou o Tribunal Superior do Trabalho pela iniciativa de promover um fórum desta importância e destacou o papel do presidente do TST, ministro Francisco Fausto, no combate à exploração do trabalho escravo no Brasil. “O ministro Francisco Fausto ganhou a admiração de todo o País ao abordar temas incômodos como o trabalho escravo e o trabalho infantil”, disse Nilmário Miranda. “A questão social é a grande dívida do País”, reconheceu o ministro, ao acrescentar que sua gravidade decorre da concentração de renda, que coloca “o Brasil entre os países mais injustos do planeta”.

“Chamar a atenção para os direitos sociais é uma questão crucial. Nossa democracia nunca será definitiva e consolidada enquanto não atender à maioria de seu povo, que está à margem da regulamentação do trabalho e do próprio direito ao emprego”, admitiu. Nilmário Miranda representou o presidente da República na abertura do fórum, já que Lula cumpre hoje agenda em São Paulo. “O presidente pediu que eu expressasse nossa alegria, em nome de todo o governo, pela realização deste fórum na sede do TST”, afirmou.