Press "Enter" to skip to content

Presidente do Supremo afirma que Judiciário é contra a greve

O presidente do Supremo Tribunal Federal, ministro Maurício Corrêa, declarou hoje (22/7) que o Poder Judiciário não apóia a greve anunciada pelos juízes para o próximo dia 5 de agosto. “Quero deixar bem claro que o Poder Judiciário, como Instituição, não apóia a greve já deflagrada para iniciar-se dia 5. Portanto, eu falo e estou seguro em nome de todo Poder Judiciário, devidamente constituído. Não há respaldo do Poder Judiciário com relação a essa greve. E eu espero que os deputados entendam essa posição institucional do Poder Judiciário e como tal não entendam que haja pressão da nossa parte. Que eles votem livre e espontaneamente como acharem que devam votar e eu espero que as nossas reivindicações sejam acatadas”, declarou Corrêa.

Em entrevista à imprensa, o presidente explicou que o art.37, inciso VII, da Constituição Federal, que disciplina o direito de greve dos servidores, ainda não foi regulamentado.. “Eu entendo que a greve é ilegal porque o artigo art.37, inciso VII, que disciplina o direito de greve dos servidores não foi ainda regulamentado. Outra faceta: se nós somos uma carreira de estado, eu acho que essa carreira de estado não pode fazer greve sob pena de se equiparar-se com qualquer outra”.

De acordo com o presidente, as entidades de classe que se posicionaram favoráveis à greve são independentes. “Esse é um direito que elas tem. Eu já fiz um apelo e ficaria grato se essas entidades de classe o acatassem”.