Press "Enter" to skip to content

TSE confirma decisão que garante a Ciro dois minutos no programa de Serra

O plenário do Tribunal Superior Eleitoral confirmou hoje à noite decisão que garante ao candidato do PPS à Presidência, Ciro Gomes, dois minutos no propaganda na televisão de seu oponente do PSDB, José Serra, para se defender das comparações feitas entre ele e o ex-presidente e candidato ao governo de Alagoas, Fernando Collor de Mello.

Após assistirem a exibição da fita, os ministros acompanharam o voto do relator Gerardo Grossi.

No sábado passado, ele concedeu direito de resposta a Ciro Gomes nas representações (447 e 448) por entender serem injuriosas as comparações e a frase “Ciro mudança ou problema.”

O plenário proibiu também a coligação Grande Aliança de Serra de voltar a transmitir a fita contendo as insinuações consideradas ofensivas ao candidato do PPS.

No mesmo julgamento, por maioria de votos, os ministros negaram direito de resposta ao ex-presidente Collor por considerar que não houve a ofensa alegada, já que as críticas feitas a ele no mesmo programa de Serra representam o ônus de quem ocupou a vida pública e sofreu processo de impeachment pelo Congresso.

O ministro Carlos Madeira divergiu, porém, de seus colegas por entender que Colllor foi prejudicado em Alagoas onde ele disputa a eleição e deveria ter direito a reparação no programa da coligação Grande Aliança.