Press "Enter" to skip to content

Seven – Dos sete crimes para que um bacharel se torne um advogado

“O produto da Justiça será a paz; o fruto da eqüidade, perpétua segurança”(Isaías 32:17)

O título do presente artigo por certo causa estranheza, afinal, como pode invocar sete crimes para que futuros advogados venham a se tornar protagonizadores do direito? Apesar de toda a má impressão que o título desperta, demonstraremos que o verdadeiro significado dos crimes estão incógnitos na ótica utilizada e, em nome da ética, do amor à profissão e do inteiro senso de Justiça, provar-se-á que os sete fatos típicos devem ser praticados, e na forma como se aduz:

 Homicídio (arti.121/CP) – esteja pronto a matar e eliminar dolosamente toda e qualquer injustiça, porque esta representa uma afronta e é a razão maior que os colocará em batalha judicial. Lembre-se que onde impera o amor pela profissão e principalmente pela Justiça, a luta contribui para que também seja eliminada a descrença no direito, renovando a cada dia, a esperança de uma mundo melhor e mais igualitário.

 Periclitação ( art. 130/CP) – o vosso trabalho e a sua retidão representarão perigo e ameaça aos que labutam contrários ao que é justo, pois teu baluarte está fundado sob aquele que é sinônimo de verdadeira justiça, e é sob Ele que fitarás seus olh0os, principalmente quando encontrares em conflito de interesses.

 Rixa (art. 137/CP) – entrarás em rixa para que apartas e resolva o conflito de quem lá contenda, pois não fostes feito advogado para seres omisso, e onde puderes ser útil à justiça, se farás presente, não para se prevalecer, mas para salvaguardar e fortalecer o instituto maior. Furto ( art. 155/CP) honra a tua profissão e em conseqüência, furtarás o ânimo daqueles que pleiteiam causas injustas; furtarás a sorte daqueles que forjam provas, que se sobrepõem aos interesses legais ou utilizam de subterfúgios para atingirem suas pretensões.

 Sedução (art. 217/CP) – serás seduzido e seduzirás todos à vossa profissão, pois deverás ser exemplo, refletindo o sinete de sua personalidade. E, embora possa haver em seu caminho causa em que a Justiça não vença, compreenderão ao final, que ela sempre reina soberana.

 Quadrilha ou bando (art. 288/CP) – aliciarás pessoas e formarás quadrilhas no combate do ilícito, aos desmandos e às injustiças, pois aqueles que compartilham uma direção comum e um senso de equipe, atingirão resultados muito mais justos e eficientes.

 Incêndio ( art. 250/CP) – o fogo significa ardor, lume, paixão, logo incendeie à sua volta com sua garra e perseverança, e verás como esse incêndio destruirá toda e qualquer descrença de que a justiça existe.

Assim, ao término de cada batalha, e tendo cometido os sete crimes trazidos à baila, sua sentença será única:

“De fato é e estarás condenado a ser um ativo protagonizador do direito.”

Autoras:Cláudia Vieira Maciel e Tânia Machado da PonteBacharelandas em Direito pelo Instituto Luterano de Ensino Superior de Ji-Paraná – RO