Press "Enter" to skip to content

Igreja

Um dos pensamentos mais antigos do homem, a religião,existe praticamente desde que o homem desenvolveucapacidade de raciocínio.

A religião é representada pela fé, ou confiança, aoacreditar no que os outros dizem, no que os maisvelhos ensinam, sem ter tido contato com aquilo sobreo que eles falam.

Alguns poucos podem dizer que viram, ou falaram comsua figura divina, mas existem muitos, que mesmo semrelatar ter tido tal experiência, também acreditam atécegamente nela. Ou seja, eles acreditam, confiam,naqueles que alegam ter visto algo, mesmo sem essespoderem provar ter visto qualquer coisa.

Também acreditam no que está escrito na Bíblia, ou naTora, ou em qualquer outro dos inúmeros livrosreligiosos. Nesse caso, estão acreditando emensinamentos supostamente divinos, mas no entantoreunidos e escritos pelas mãos dos homens, criaturastão inclinadas a erros…

Ouvi falar que a figura da Virgem Maria, tão conhecidapelos religiosos, tão adorada, com tantos feitosespetaculares, sendo deles o principal o miraculosomodo pelo qual engravidou sem relações sexuais, naverdade não é virgem. Na tradução da Bíblia do latimpro inglês, o tradutor (apenas um humano,naturalmente) cometeu um erro, e traduziu a palavrajovem por virgem. Deveria ser apenas a Jovem Maria,mas devido a esse erro, surgiram, não se sabe como, ouquando, historias que contam Maria engravidando mesmosendo virgem. Se isso for realmente um erro detradução, então foi inventada uma historia sobre umadivindade apenas para fazer com que a Bíblia estejacerta, contando uma mentira, uma mentira que deveráser aceita por todos os que tem fé, pois estando naBíblia é divino, e sendo divino, está correto.

Seria muito fácil ter inventado muitas coisas arespeito de deus e seus feitos antigamente, e alegarser verdade, sem que alguém duvidasse, e depoisespalhar essa historia ate que ela seja escrita,montando um fato divino. Quem garante que ninguém fezisso? É preciso ter muita fé…

A religião também foi a principal responsável pormuitos atrasos em relação a descobertasrevolucionárias, e apenas para se beneficiar.

Contam-se muitas histórias de pessoas que tentaramcontrariar as idéias da igreja com fatos que maistarde se provaram verídicos e acabaram, literalmente,queimadas.Como quando disseram que a terra não era ocentro do universo, era redonda, ou girava em torno dosol. Aparentemente, quando havia uma discussão sobrealgum fato, o primeiro a dizer “é assim porque deusdisse que é” ganhava, e o primeiro a o contrariarmorria. Para a igreja “pegava mal” ser provada errada,pois punha em xeque a fé cega dos fieis, pois comoeles podem confiar tanto em algo que vive sendocorrigido?

Por se impor de forma a não deixar ninguém acontrariar, e por fazer promessas tais como o paraísopara os que a obedecessem e ameaças tais como oinferno para as os que a traíssem, ou mesmo nãopensassem como ela, a igreja dominou a mente daspessoas, chegando ate, durante longo período, ter maisinfluencia no povo do que o próprio governo! Aindahoje, em tempos da ciência e dos fatos, avançoscientíficos tais como a clonagem são censurados porórgãos religiosos. O céu e o inferno são promessas queme lembram de historias usadas para crianças secomportarem bem, nas quais se elas demoram a ir dormiro bicho-papão vem pegar elas, e se forem bemcomportadas o ano inteiro, Papai Noel vem lhes darpresentes. Ora, os adultos já descobrem que não existenem bicho-papão nem Papai Noel! Quando vão perceberque também não existe nem céu nem inferno?

A ciência é a maior das oposições à religião, sendoque a cada avanço seu o mundo se torna mais revelado,menos misterioso, mais explicado, não sobrando muitoespaço para as antigas explicações do gênero de “éassim porque deus disse que é”. Os antigos viviam numlugar um tanto quanto estranho, no qual as vezes caiaminfinitas gotas de água dos céus, as vezes bolas deneve, as vezes as noites tinham muitas estrelas, e asvezes não. De repente pessoas paravam de respirar,morriam, e ninguém sabia explicar isso, ou pessoasnasciam cegas, também não se entendia o que aconteciaaí. A igreja veio para apoiar as pessoas, trazendoexplicações um tanto quanto satisfatórias para aépoca, e tirando muitas dúvidas, sendo muitooportunista. Sim, oportunista, pois num tempo ondepessoas não tinham apoio, a igreja as apoiava comidéias falsas, a fim de ganhar sua confiança, e asprometia paraísos e vidas eternas a fim de ganharajudantes, terras, dinheiro, etc.