Press "Enter" to skip to content

TST economizará R$ 300 mil por ano com a adoção de programas livres de computador

O Tribunal Superior do Trabalho poderá economizar até 300 mil reais por ano, na estimativa dos técnicos, com a adoção de programas livres no gerenciamento da rede de computador e nas estações de trabalho dos usuários. No primeiro caso, utilizando o programa Linux, no segundo, o Star Office.

A Secretaria de Processamento de Dados do Tribunal recebeu instruções do presidente, ministro Almir Pazzianotto, para tomar as providências necessárias a fim de que a partir de março os programas pagos possam ser substituídos por programas livres, que dispensam licenciamento, manutenção e suporte de programas comerciais.

Os programas livres, como o Linux e o Star Office, são desenvolvidos e atualizados, em regime de colaboração, por centenas ou milhares de programadores em todo o mundo e podem ser obtidos gratuitamente por meio da Internet. Hoje, segundo os especialistas do TST, apresentam elevado grau de qualidade e confiabilidade, equiparando-se aos produtos comerciais.

O TST já utiliza alguns programas livres, como o Apache Web Server, que controla o site www.tst.gov.br e o SendMail, que controla o envio e o recebimento de correio eletrônico do Tribunal.